sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Listas na web

Tenho visto inúmeras listas pela internet sobre os assuntos mais variados. Isso acaba chamando a atenção: 10 passos para elaborar um plano para seu blog ser um sucesso, 100 ferramentas de otimização, 10 maneira de economizar dinheiro, etc.,etc.,etc.

Só que tem que, em sua grande maioria, todas elas são em ingl~es (não, não digitei errado:meu teclado é que surtou e não acentua direito,rsrsr). Bom, então, é só traduzir né? Bom, não é tão simples assim. Além da questão cultural ( nem sempre o que é bom pro norte-americano, ou europeu é bom prá nós, tupiniquins), existe também a questão legal.

Como assim? Legal no sentido jurídico. Exemplo: todos os sites que gritam e imploram para que voc~e entre e coloque seu bendito email para poder receber tonelas de informação valiosa (que muito provavelmente vc não vai ter tempo de ler, bom, nem todos levam em consideração que vc está abaixo da linha do equador.

Alguns programas de afiliados informam quais paises podem participar mas, não se engane: o fato do seu IP ser reconhecido como de outro pais e de um outro idioma pode até ser "cool" mas, acaba inibindo a participação ou reduzindo suas chances de monetizar (acho que esse termo é muito forçado: vem de monetization, money; vou trocar para capitalizar).

Ok. Voltando ao principio. Foco! Listas.

Algumas são muito interessantes e podem, efetivamente, ser utilizadas por qualquer criatura, por demonstrarem muito bom senso e planejamento coerente. Outras são totalmente marketeiras mas, nem de todo inúteis.

No próximo post: Minha lista.

Nenhum comentário: